Durante a renovação da Carteira Nacional de Habilitação os condutores passam por exames médicos obrigatórios. No caso dos idosos, as últimas mudanças na CNH tornaram esse processo mais rotineiro, pois a validade do documento acabou sendo reduzida.
Mudanças vão afetar especificamente quem tem mais de 60 anos de idade. Para essa parcela da população, a renovação vem sendo feita com maior frequência após a mudança no prazo de validade do documento.
É sempre bom lembrar que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não determina uma idade máxima para dirigir. No entanto, segundo a especialista Lila Cunha, para os idosos, o prazo de validade do documento é diferente, sendo: 10 anos para condutores com até 50 anos de idade; 5 anos para condutores com idade entre 50 e 69 anos; 3 anos para condutores com 70 anos ou mais.
Assim, enquanto uma pessoa com 45 anos renova o documento uma vez a cada década, uma de 55 vai renovar duas vezes no mesmo período.
EXAMES OBRIGATÓRIOS
Idoso acima de 60 anos: terão que passar pela avaliação médica geral, o que inclui exame oftalmológico (de visão) e até testes de coordenação motora e força muscular poderão ser incluídos.
Idosos com mais de 70 anos: nessa faixa poderão ser solicitados exames complementares, caso alguma condição de saúde possa impactar a direção.