“Casa da Democracia”, segundo seu presidente, é fator decisivo no desenvolvimento social e econômico
Uma das mais produtivas do País, figurando com destaque no ranking dos indicadores de transparência, a Assembleia Legislativa (Alems) está consolidada como alicerce seguro e confiável da edificação de progresso que se está construindo em Mato Grosso do Sul. Assim seu presidente, deputado estadual Gerson Claro (PP), reeleito para mais um biênio no cargo, analisa o saldo político e institucional do ano de 2024 e faz dele um parâmetro para o próximo exercício.
“Somos a Casa da Democracia. E esta definição pode resumir o amplo arco de responsabilidades e realizações dos 24 parlamentares na defesa das atribuições constitucionais e dos interesses legítimos da sociedade”, disse o deputado. Para ele, a Alems firmou-se como peça fundamental para garantir as medidas que garantiram ao Governo a criação de condições estruturais para imprimir um ciclo sólido de avanços ao Estado.
“A Alems, com uma gestão transparente e fiel às suas atribuições, tem um olhar democrático, propositivo e participativo na base de suas decisões. E isto envolve todos os deputados, todos os partidos e ideologias que nela estão representados, de maneira que, externa e internamente, este foi um ano de grandes realizações para o poder e, sobretudo, para a sociedade”, frisou.
EXCELÊNCIA LEGISLATIVA
No âmbito gerencial, um dos mais credenciados reconhecimentos à excelência do Legislativo, foi o Selo Ouro no ranking nacional do Radar da Transparência Pública, organizado pela Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas). “A população pode acompanhar todo o trabalho dos deputados, no tempo real, por meio das redes sociais, rádio e TV Assembleia”, comentou.
A excelência da gestão legislativa está confirmada pelos indicadores. Na gestão de Gerson Claro, a Alems subiu duas categorias na avaliação, de Básico para Elevado (de 2022 para 2023) – sendo elevado direto para o nível Ouro. O índice alcançado (86,41%) coloca a Casa bem acima da média de transparência de Mato Grosso do Sul, de 53,56%. A maioria das instituições avaliadas tem índice de transparência Básico ou Intermediário com nível escasso de informações.
A relação integrada e harmoniosa com o Executivo e o Judiciário, sem arranhão algum nas autonomias, liberou demandas que estavam travadas e propiciou a solução de crônicos e antigos impasses, como a questão das taxas cartorárias. “Essa relação harmônica contribui diretamente para o ambiente de estabilidade que faz de Mato Grosso do Sul um destino atrativo para grandes investimentos privados”.
RESULTADOS EXPRESSIVOS
Internamente, além do controle efetivo do orçamento e modernização dos serviços, a Alems valoriza os servidores e atendeu necessidades, entre as quais a realização de concurso público. “O ano foi de resultados expressivos. Mesmo em um período eleitoral, que costuma acirrar debates, conseguimos manter o foco e entregar soluções concretas para a sociedade. Prova disso são os 433 projetos apresentados, 3.466 proposições, 17 audiências públicas, 22 seminários e 473 votações em plenário ao longo do ano”, relatou Gerson Claro em entrevista ao jornal “O Estado”.
Sobre o próximo ano, Gerson Claro salientou que será mantido o foco no diálogo e no interesse público, “norteadores dos debates e deliberações em plenário”. Antecipou ainda que alguns temas atuais continuarão na ordem do dia, como a saúde, a educação, a segurança, o meio ambiente, a habitação e a infraestrutura. Neste contexto ele reitera sua convicção nos resultados da gestão municipalista, liderada pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), afirmando que a saudável parceria vai continuar e ainda mais forte.