Liderança, gestão partidária e prestígio nos diferentes segmentos da sociedade fizeram a diferença para os tucanos
Nas eleições deste ano, o melhor desempenho do PSDB no Brasil foi em Mato Grosso do Sul, elegendo 44 prefeitos e prefeitas de 79 municípios, além de 17 vices e 257 vereadores (as). Em nenhum dos demais 26 estados os tucanos alcançaram resultados tão expressivos nas urnas, considerando a proporção entre as vitórias e o tamanho de cada colégio eleitoral.
Para chegar a estes números tão elevados de apoio popular, o PSDB contou com algumas condições fundamentais, entre as quais a dedicação de sua militância, as avaliações positivas das gestões que comandou e o papel de cada uma de suas lideranças políticas e sociais distribuídas pelo Estado. Mas um peso que fez a diferença positiva na balança das disputas eleitorais foi o de Reinaldo Azambuja.
O presidente regional do PSDB e ex-governador não quer e nem aceita ser considerado o fator central deste saldo triunfal. Humilde, prefere dividir com a militância tucana e aliados o louro das vitórias, creditando-as sempre ao programa da social-democracia e à credibilidade que a legenda alcançou em Mato Grosso do Sul.
APROVAÇÃO
Nos últimos dez anos, a força política e eleitoral do PSDB em Mato Grosso do Sul vem sendo testada, tanto nas urnas como na ação política e no modo de governar o Estado e os municípios. E, sucessivamente, responde ao desafio com resultados que não deixam dúvidas, acumulando vitórias nas urnas. Em 2014, Azambuja se elegeu governador e foi reeleito em 2018. Em 2022, indicou Eduardo Riedel e comandou sua campanha vitoriosa.
Nas eleições municipais desse período (em 2016, 2020 e 2024) a cena eleitoral tucana se repetiu, com seus filiados ganhando o apoio da população para ocupar a maioria dos espaços políticos e administrativos nas Câmaras de Vereadores e Prefeituras. Para Azambuja, isto reflete o que o PSDB tem feito para corresponder às expectativas da sociedade.
“Eu só tenho que agradecer, antes ao nosso Criador e à família, pelas oportunidades, apoios e inspiração para fazer minhas obrigações, cumprir o meu papel. Sou grato, também, a quem, no plano material, faz tudo isto possível: a população sul-mato-grossense, os filiados do PSDB, os aliados e os adversários, que mesmo quando nos criticam estão nos orientando a fazer melhor o que fazemos”, afirma Azambuja, emocionado.
“Estou certo que o PSDB terá um grande ano de 2025, sobretudo na gestão do estado e dos municípios, por meio do desenvolvimento sustentável e inclusivo. E ao nosso povo, a quem serei eternamente grato, da mesma forma eu desejo um novo e próspero ciclo de conquistas. Estarei sempre na luta, porque a luta continua, mas é vitoriosa quando se luta juntos”, concluiu.