August Wilson escreveu uma peça para cada uma das décadas do século 20, todas ambientadas em Pittsburgh e explorando temas de raça, família e traumas geracionais e a lição aqui não é sobre alguém aprendendo a tocar piano. É a luta entre os irmãos da família Charles que representam 2 visões opostas sobre história, herança e obrigação. John David Washington e Danielle Deadwyler apresentam atuações incríveis como Boy Willie e Berniece (seu nome possivelmente é uma referência a uma personagem de O Membro do Casamento).
Boy Willie, descrito por Wilson como “ousado e impulsivo, falante e um tanto grosseiro na fala e nas maneiras”, chega à casa em Pittsburgh compartilhada por Berniece, sua filha e seu tio Doaker (Samuel L. Jackson). Ele não é convidado, não é anunciado, é inesperado e indesejado. Ele e seu amigo Lymon (Ray Fisher) dirigiram um caminhão cheio de melancias de sua comunidade rural no Mississippi. O plano de Boy Willie é vender as melancias para conseguir dinheiro para comprar um imóvel. É mais do que uma chance de ser seu próprio patrão. A propriedade já foi propriedade da família Sutter, que escravizou seus ancestrais. O patriarca Sutter acaba de morrer ao cair em seu poço.
A família Sutter também já foi proprietária de um piano que ganhou em troca de escravos, separando mãe e filho da família Charles do marido e pai, um carpinteiro talentoso, considerado valioso demais para ser vendido. Ele gravou a história de sua família no piano, e uma geração posterior o roubou dos Sutters. Agora está na sala da casa de Berniece. O conflito do filme é entre Berniece, que não toca piano, mas se recusa a vendê-lo pelo que representa sobre a dor, a habilidade e a coragem de sua família. Boy Willie está determinado a vendê-lo para construir um futuro que, em sua mente, também honre a história da família. Se roubar o piano foi um triunfo sobre a escravidão e o abuso, possuir a propriedade Sutter é ainda mais.
Washington é um artista fascinante e seu Boy Willie é elétrico, carismático e perigoso. Deadwyler tem um papel mais tranquilo, especialmente na primeira metade do filme, mas tem a chance de mostrar a determinação ardente de Berniece. Wilson, sempre um mestre na criação de personagens complexos e cativantes, tem dois dos seus melhores nos dois irmãos. Uma história convencional faria a viúva Berniece encontrar um final feliz com o pregador que a ama (Cory Hawkins, excelente como sempre). Mas as peças de Wilson abordam grandes questões existenciais e ele não hesitou em ir a extremos para demonstrar a intensidade das lutas de seus personagens. Quanto a história da sua família os apoia? Quanto isso pesa para eles? O que você faz quando a resposta é ambas?
Os pais devem saber que este filme tem uma linguagem forte, incluindo muitos usos de palavrões. Personagens bebem e fumam. Há referências à triste morte de um marido e pai e aos abusos e privações da escravidão e da intolerância. A história também inclui alguns eventos sobrenaturais/de terror com imagens perturbadoras.
Discussão familiar: Quem está certo, Berniece ou Boy Willie? O que eles poderiam ter dito para explicar melhor o que sentiam? Sua família tem uma herança preciosa mas, quem se importa mais com ela?
5 pipocas!
Disponível na Netflix.