Novo RG traz mais segurança, inclusão e facilita viagens
Uma nova era na identificação civil de Mato Grosso do Sul se inicia com a emissão do novo RG, que já beneficiou mais de 146 mil sul-mato-grossenses. Com mais segurança, inclusão e praticidade, o documento traz inovações como o QR Code para verificação de autenticidade, código MRZ para viagens internacionais e a eliminação do campo de sexo.
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Mato Grosso do Sul liberou 2 mil vagas diárias para a emissão da nova carteira de identidade, que substitui o antigo RG. O documento, além de trazer mais segurança e praticidade, promove a inclusão ao não diferenciar nome social e nome civil, nem incluir o campo de sexo. A primeira via é gratuita e o processo de emissão pode ser feito de forma online.
Inovações do novo RG:
- QR Code: Permite a verificação da autenticidade do documento e auxilia na identificação de documentos perdidos ou roubados.
- Código MRZ: Padrão internacional utilizado em passaportes, tornando o RG um documento de viagem válido.
- Inclusão: Respeita a identidade de gênero e promove a igualdade.
A adoção do novo RG em Mato Grosso do Sul representa um avanço na modernização dos serviços públicos e na garantia dos direitos dos cidadãos. A expectativa é que outras unidades federativas sigam o exemplo do estado e adotem um modelo de identidade mais seguro, inclusivo e prático.