Sistema oferece acesso único, ágil e seguro a serviços e informações relevantes para os seus usuários
Já disponível para consulta, o Painel de Prontidão é uma ferramenta de otimização dos serviços criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ela permite monitorar a adesão dos 93 tribunais e conselhos de Justiça ao Portal Unificado de Serviços do Poder Judiciário, que estará sendo lançado hoje (segunda-feira, 02), no 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Campo Grande.
Presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luiz Roberto Barroso fará o lançamento, em solenidade com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais dos três poderes. O portal tem um acesso único, ágil e seguro aos serviços e informações relevantes para usuários do sistema. O Painel de Prontidão fornece dados gerais sobre esta adesão em um panorama detalhado por tribunal e seis outros indicadores estruturantes ao Portal Unificado, bem como de soluções já disponíveis, como no caso do Domicílio Judicial Eletrônico e do Diário de Justiça Eletrônico Nacional (DJEN).
De acordo com os dados analisados, 55% dos tribunais e conselhos do país já apresentam prontidão acima de 80%. Desenvolvido pelo CNJ por meio do Programa Justiça 4.0, o novo portal integra sistemas judiciais de tribunais brasileiros, simplificando o acesso e a utilização desses serviços para os profissionais da área jurídica. O 18º Encontro Nacional reunirá presidentes de todos os tribunais brasileiros para discutir e aprovar as Metas Nacionais que vão direcionar o trabalho ao longo de 2025.
A programação inclui debates sobre Tecnologia, Comunicação e Sustentabilidade, que vão ocorrer em reuniões setoriais durante todo o dia 3 de dezembro. Além de magistradas e magistrados dos 91 tribunais do país, participam servidoras e servidores dos tribunais estaduais, federais, trabalhistas, eleitorais e militares. Barroso considera o portal único mais um suporte fundamental para o acesso da sociedade aos trabalhos do Judiciário