Ninhos artificiais dão nova chance para papagaios e araras no Pantanal e Cerrado
Para auxiliar na recuperação dos habitats naturais de papagaios e araras, devastados pelos recentes incêndios no Cerrado e Pantanal, o Projeto Água Vida iniciou uma ação para doar ninhos artificiais para essas aves. A iniciativa busca garantir a reprodução das espécies e contribuir para a restauração dos ecossistemas.
Os incêndios que assolaram o Cerrado e o Pantanal nos últimos meses causaram danos irreparáveis à fauna e flora dessas regiões. Diante desse cenário, o Projeto Água Vida, em parceria com a Fundação Neotrópica de Bonito decidiu agir para minimizar os impactos da devastação e auxiliar na recuperação dos habitats naturais de papagaios e araras.
A iniciativa consiste na doação de ninhos artificiais para essas aves, que perderam seus abrigos naturais com os incêndios. Os ninhos foram confeccionados pelo empresário Roberto de Chaves Fontes e serão entregues em Bonito, Mato Grosso do Sul, para o Projeto Papagaio-Verdadeiro.
“Os ninhos chegam em um momento crucial, já que as aves estão em pleno período reprodutivo”, afirma Mario Barila, fundador do Projeto Água Vida. “No entanto, a solução definitiva para garantir a sobrevivência dessas espécies passa pela restauração da vegetação nativa. Por isso, também estamos implantando um viveiro para produzir mudas de árvores nativas e distribuí-las pela região”, completa.
A doação dos ninhos artificiais é uma ação importante para garantir a continuidade das espécies e contribuir para a recuperação dos ecossistemas afetados pelos incêndios. Além disso, a iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância da preservação da fauna e da flora brasileiras.