Primeira manhã do programa de regularização fiscal registra grande procura por negociação de dívidas
busca por regularizar dívidas com a Prefeitura de Campo Grande movimentou a Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) na manhã desta segunda-feira (4). Com a promessa de descontos de até 80% nos valores devidos, o Refis, programa de regularização fiscal, atraiu uma grande quantidade de contribuintes, que formaram uma fila desde as primeiras horas da manhã.
A procura pelo programa foi tão grande que o aposentado Dagmar José Avila de Almeida, de 66 anos, chegou a ocupar a primeira posição da fila, às 6h10. Ele relatou que deve aproximadamente R$ 5 mil em IPTU desde 2020 e espera conseguir negociar a dívida com um bom desconto.
“Eu pago muito caro e aí eu ganho muito pouco, foi apertando e parei de pagar. Está 4 anos parado. A gente não tem benefício nenhum né. A gente paga um imposto danado. Nem esgoto tem lá”, desabafou o aposentado, que mora no Jardim Tarumã.
A história de Dagmar se repetiu entre outros contribuintes, como o segurança Silvio Moura, de 47 anos, que também chegou cedo para negociar uma dívida de R$ 4,6 mil em IPTU. Ele contou que a dívida era referente ao período em que estava separado e sua ex-mulher era responsável pelo pagamento do imposto.
Como funciona o Refis
O Refis permite o parcelamento e quitação de débitos tributários e não tributários, oferecendo descontos significativos para quem optar pelo pagamento à vista ou parcelamento em um número menor de vezes. Os tributos que podem ser negociados incluem IPTU, ITBI e ISS.
Para os débitos de natureza imobiliária, os descontos chegam a 60% para pagamentos em até 18 parcelas. Já para os débitos de natureza econômica, os descontos podem chegar a 80% para pagamento à vista, mas o parcelamento possui valores mínimos por parcela que variam conforme o número de vezes.