Maior traficante do Paraguai será julgado por crimes como tráfico de drogas e associação criminosa
A Justiça paraguaia decidiu levar a julgamento Miguel Ángel Insfrán Galeano, o “Tio Rico”, considerado o maior traficante do país. Acusado de tráfico de drogas, associação criminosa e envolvimento na morte do promotor Marcelo Pecci, o criminoso terá que responder pelos seus crimes em um julgamento público.
A Justiça paraguaia deu um passo importante no combate ao crime organizado ao determinar que Miguel Ángel Insfrán Galeano, o “Tio Rico”, seja julgado por seus crimes. Considerado o maior traficante do Paraguai, o criminoso é acusado de tráfico de drogas, associação criminosa e de ser o mandante da morte do promotor Marcelo Pecci. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (31) pelo Tribunal de Apelações do país.
Miguel Ángel Insfrán Galeano, preso em fevereiro de 2023 no Rio de Janeiro, é apontado como um dos principais fornecedores de cocaína para a Europa. Ele atuava em uma ampla rede criminosa, que incluía empresas de fachada, templos religiosos e fortes ligações com políticos locais. Seu irmão, José Alberto, também está preso e era responsável por administrar uma igreja utilizada para lavagem de dinheiro.
Uma das acusações mais graves contra Miguel Ángel é o envolvimento na morte do promotor de Justiça paraguaio Marcelo Pecci. O promotor foi assassinado em maio de 2022 na Colômbia e as investigações apontam Miguel Ángel como o mandante do crime.
A juíza de garantias Rosarito Montanía já havia determinado que Miguel Ángel fosse a julgamento por tráfico e associação criminosa. No entanto, a defesa do traficante recorreu da decisão. O Tribunal de Apelações manteve a decisão original, garantindo que o criminoso enfrente a Justiça.
A decisão de levar Miguel Ángel a julgamento é considerada um grande avanço no combate ao crime organizado no Paraguai. O traficante era um dos líderes de uma das maiores organizações criminosas do país e sua prisão e julgamento representam um duro golpe para o tráfico de drogas na região.
Com a decisão do Tribunal de Apelações, o processo contra Miguel Ángel agora segue para a fase de julgamento. A data da audiência ainda não foi definida, mas a expectativa é que o julgamento seja realizado nos próximos meses.