O local segue sendo monitorado pelos profissionais do Corpo que ficam na base avançada da Serra do Amolar
Os focos de incêndio na região do Alto Pantanal, próximo a Escola Municipal Rural de Educação Integral Polo São Lourenço, foram controlados após ação das equipes do Corpo de Bombeiros. Conforme apurado, a chuva que caiu na região nos últimos dias colaborou para o controle das chamas.
Profissionais que ficam na base avançada da Serra do Amolar seguem monitorando o local com a captação de imagens (drones) para avaliação da situação.
A base do Corpo de Bombeiros na Serra do Amolar fica a 9 km da Escola do Polo São Lourenço, tendo 8 militares disponíveis para combate a incêndios, quando for necessário.
Combate no Parque Estadual Pantanal do Rio Negro
O combate aos incêndios no Parque Estadual Pantanal do Rio Negro, que fica próximo aos municípios de Miranda e Corumbá continuam. As chamas se concentram entre a BR-262 e o Rio Miranda.
O trabalho de combate também ocorre na região do Passo do Lontra, onde a preocupação é em relação a proximidade (incêndios) com residências da comunidade local. Os focos tinham sido controlados no final de semana, mas houve reignição, por isso os trabalhos continuam no local.
Continua o monitoramento das regiões do Paiaguás, Serra do Amolar, Nhecolândia (a oeste do Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro) e Abobral.
Atualmente 132 militares do Corpo de Bombeiros compõe a Operação Pantanal.
Em setembro, Mato Grosso do Sul também enfrentou focos de incêndios que chegaram a atingir 32 dos 79 municípios do estado. Os biomas Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal foram afetados.
Em junho, 12 cidades decretaram situação de emergência por causa dos incêndios florestais. Entre elas, Corumbá, Porto Murtinho e Jateí.