A área está totalmente sem atividades desde 2018, quando o antigo Jeremias realizou seus últimos eventos
A Sistema Administradora de Imóveis Ltda, antiga proprietária das casas de shows Santa Fé e Jeremias, foi condenada a pagar R$ 100 mil em indenização por danos morais coletivos, em decisão da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande. A condenação se deve às inúmeras reclamações e interdições sofridas pelos estabelecimentos, que causaram transtornos aos moradores da região.
As casas de shows, que funcionaram na Rua Brilhante, foram alvo de diversas denúncias de moradores por causa do barulho excessivo, brigas, tumultos e problemas de trânsito. A situação se prolongou por anos, causando um impacto negativo na qualidade de vida da comunidade.
O juiz Ariovaldo Nantes Corrêa considerou que os responsáveis pelos estabelecimentos extrapolaram o direito de propriedade, causando danos à coletividade. Além da indenização, a Sistema Administradora de Imóveis foi proibida de alugar o imóvel para atividades que não estejam em conformidade com a Lei de Uso e Ocupação do Solo.
Além da imobiliária, a GAP – Produções Artísticas Ltda e Gilmar Ribeiro da Silva também foram condenados a pagar a indenização e estão impedidos de realizar atividades potencialmente poluidoras sem a devida licença ambiental.
O processo também apontou falhas na atuação da Prefeitura de Campo Grande, que não conseguiu solucionar os problemas causados pelas casas de shows. No entanto, o município foi isento da condenação.
A área onde funcionavam as casas de shows já foi demolida e está sem uso. A Sistema Administradora de Imóveis informou que o local passará por reformas, mas ainda não divulgou detalhes sobre o futuro do espaço.
A condenação da Sistema Administradora de Imóveis e dos demais envolvidos serve como um alerta para a importância de respeitar as leis e os direitos dos vizinhos. A decisão judicial demonstra que a justiça pode ser utilizada para garantir a qualidade de vida da população e coibir atividades que causem transtornos à comunidade.