Campanha para doação de brinquedos destinados às famílias em situação vulnerável foi lançada com sucesso
“Cada brinquedo traz felicidade para as crianças, qualquer que seja a sua condição social. Esta campanha é mais que uma simples arrecadação, é uma forma de espalhar alegria, amor e esperança”. Declarações como esta, do presidente da Associação de Moradores do Bairro Antônio Barbosa, Rubens Honório Alcântara, marcaram a vibrante receptividade de todos que foram no domingo ao lançamento da campanha ‘Caixa Encantada’, organizada pelas secretarias estaduais de Assistência Social (Sead) e Administração (SAD), para arrecadar brinquedos destinados às crianças em situação de vulnerabilidade social.
Uma das mais dedicadas protagonistas da iniciativa, a primeira-dama Mônica Riedel exultou: “Esta campanha é fundamental. O brinquedo faz parte da infância e toda criança merece esta alegria, independentemente da classe social. Neste ano queremos ir além para beneficiar mais crianças”, afirmou. O evento marcou o começo de uma mobilização que pretende superar os resultados do ano passado, quando mais de 45 mil brinquedos foram doados a cerca de 300 instituições.
O secretário de Administração, Rodrigo Felini, ressaltou o alcance da campanha no Estado, especialmente para crianças atendidas por instituições cadastradas. “O Governo atende uma faixa da população que está vivendo ainda em níveis sociais críticos. É para proporcionar alegria e esperança, uma forma de inclusão”, definiu.
As doações podem ser feitas até o dia 29 de novembro, nos pontos de coleta em todas as secretarias do Estado, no Parque dos Poderes, além de unidades da Polícia Civil, Militar e escolas estaduais. Para facilitar as doações, servidores públicos também estão disponíveis para recolher brinquedos de quem não conseguir comparecer aos postos de coleta. Uma das novidades é o cadastro implementado com a campanha, que identificará outras entidades também à espera de assistência.
IMPACTO
Segundo Mônica Riedel, é grande o impacto positivo da campanha no desenvolvimento da infância. Além da arrecadação, a programação inclui atrações especiais com atividades lúdicas e educativas. A primeira-dama citou o sucesso das ações do ano passado, quando muitas crianças tiveram a chance de participar de experiências inéditas, como visitas a novos lugares e participação em eventos especiais. “Ainda estamos definindo o formato final, mas a experiência no ano passado foi enriquecedora”, frisou.