As forças de segurança estarão atentas a qualquer tipo de irregularidade e atuarão de forma enérgica para garantir a lisura do processo eleitoral, em todos os municípios de Mato Grosso do Sul
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) dará início às 6 horas da manhã de domingo, dia 6 de outubro, a Operação Eleições 2024, com o objetivo de garantir a segurança e a tranquilidade da população durante o pleito eleitoral. Mais de 2.700 policiais, 286 viaturas e 4 aeronaves serão empregados em reforço às ações de policiamento ostensivo, inteligência e resposta rápida em todo o estado.
Mato Grosso do Sul possui 2.032.593 eleitores distribuídos em 79 municípios e 54 zonas eleitorais. Para garantir a segurança desse grande contingente, a Sejusp, em parceria com as demais forças de segurança, elaborou um plano de ação detalhado que prevê o reforço do policiamento em locais de votação, apuração e totalização dos votos, além de outras áreas estratégicas.
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado no Parque dos Poderes, em Campo Grande será o coração da operação, reunindo equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Defesa Civil e outras instituições. Através do CICC, será possível monitorar em tempo real toda a atividade policial e tomar decisões estratégicas para garantir a segurança da população.
Entre as principais ações a serem realizadas pelas forças estaduais de segurança pública estão o reforço do policiamento preventivo e repressivo em locais de votação, vias públicas e estações de transporte, ações de inteligência de segurança pública, com o constante monitoramento de informações para prevenir e combater crimes eleitorais, emprego de equipes especializadas para atender a ocorrências de média e alta complexidade com agilidade, apoio aéreo com o emprego de aeronaves para monitoramento e atendimento às emergências. Para isso, haverá a ampliação da capacidade de atendimento das delegacias de polícia e dos telefones de emergência.
A operação também terá foco na prevenção e repressão de crimes eleitorais, como boca de urna, compra de votos e coação eleitoral. As forças de segurança estarão atentas a qualquer tipo de irregularidade e atuarão de forma enérgica para garantir a lisura do processo eleitoral, em todos os municípios de Mato Grosso do Sul.