Neste ano ele encaminhou R$ 200 mil em emenda parlamentar para o Asilo São João Bosco, a casa de acolhimento de idosos mais antiga de Campo Grande
“Cuidar das pessoas idosas é cuidar de nós mesmos, de nosso futuro e de nossas origens. O respeito à terceira idade tem que ser exercido por toda a sociedade, do cidadão comum ao poder público. Por isso, em meu mandato, vamos estabelecer políticas públicas consistentes na defesa dos idosos e na promoção do seu bem estar físico e mental”, afirmou hoje o deputado federal Beto Pereira, candidato à Prefeitura de Campo Grande pela Federação PSDB/CIDADANIA, PL, MDB, SOLIDARIEDADE, PSD, PSB, REPUBLICANOS e PODEMOS.
Campo Grande, assim como todo o Brasil, está em pleno processo de envelhecimento populacional. Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a expectativa de vida dos brasileiros subiu para 76,4 anos, enquanto em Mato Grosso do Sul essa média é de 73,3 anos. Além disso, a proporção de idosos no país passou de 8,7% em 2000 para 15,6% em 2023, e, segundo projeções, deve mais do que dobrar até 2070, alcançando 37,8% da população. Este cenário inevitavelmente atingirá também Campo Grande, capital do estado.
Atento a essa realidade, Beto defende que o envelhecimento da população deve ser encarado com seriedade e políticas públicas robustas que assegurem cidadania plena e garantias de direitos aos idosos. “Vamos trabalhar para suprir as reais necessidades das pessoas idosas, promovendo cidadania e garantindo o pleno gozo de direitos fundamentais destes cidadãos”, afirmou Beto Pereira, destacando que suas propostas visam a inclusão total dos idosos em todos os âmbitos da vida social, econômica e cultural de Campo Grande.
Não é de hoje que o tema lhe é caro. Neste ano ele encaminhou R$ 200 mil em emenda parlamentar para o Asilo São João Bosco, a casa de acolhimento de idosos mais antiga de Campo Grande, que no ano passado completou 100 anos de atividades.
Propostas para a Terceira Idade
Entre as principais ações que Beto Pereira pretende implementar, estão projetos de promoção de práticas esportivas inclusivas para idosos, com o intuito de melhorar a qualidade de vida dessa parcela da população. Além disso, ele propõe estabelecer parcerias com instituições do Terceiro Setor para ampliação de ações de cidadania e inclusão, além de cursos profissionalizantes voltados para a geração de emprego e renda em comunidades mais vulneráveis.
A proteção dos direitos dos idosos também figura como prioridade. O candidato propõe a execução de ações preventivas para combater a violação desses direitos, incluindo iniciativas para o fortalecimento de conselhos como o CMDPI (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa), que deverá receber investimentos em estrutura física e pessoal para seu pleno funcionamento.
Além disso, o candidato se propõe a combater o etarismo – discriminação baseada na idade – e todas as formas de desigualdade social, assegurando aos idosos pleno acesso às oportunidades e garantindo que possam exercer sua cidadania de maneira integral.
Outros pontos destacados incluem a ampliação e reestruturação da rede de atendimento socioassistencial do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), a implementação de formação permanente para os profissionais da assistência social e a realização de concurso público para suprir a demanda de profissionais na área. Pereira também se compromete a estruturar e equipar a Escola do SUAS Municipal, consolidando-a como referência em formação continuada dos trabalhadores do setor.