Nesta segunda-feira (30), o Instituto de Identificação disponibilizou 800 vagas diárias para a capital e 1.250 para o interior do estado
Mato Grosso do Sul continua a emitir a CNI (Carteira Nacional de Identidade) de forma gratuita, oferecendo duas versões: digital e física.
Para obter o documento, o cidadão deve realizar um agendamento pelo site da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de MS.
As vagas são disponibilizadas para a população todo dia 30 de cada mês. Nesta segunda-feira (30), o Instituto de Identificação disponibilizou 800 vagas diárias para a capital e 1.250 para o interior do estado.
No total, serão oferecidas 41 mil vagas somente para o mês de novembro. Além disso, vagas extras podem ser disponibilizadas ao longo de outubro.
Caso as vagas online estejam esgotadas, os cidadãos têm a opção de procurar um posto de identificação diretamente, onde poderão verificar a possibilidade de um encaixe, apresentando a comprovação da necessidade do atendimento.
É importante destacar que, a partir de 2032, a CNI será o principal documento de identidade do cidadão, substituindo os documentos anteriores. Essa nova carteira está alinhada ao Cadastro de Pessoa Física.
A validade do documento varia conforme a faixa etária: crianças de 0 a 12 anos terão validade de 5 anos, pessoas de 12 a 60 anos receberão um documento com validade de 10 anos, e para aqueles acima de 60 anos, a validade é indeterminada.