Chá Acadêmico terá artistas dos projetos “Música Erudita e suas Fronteiras” e “Arte na Academia”
Mais uma ilustre personalidade intelectual do país brindará Mato Grosso do Sul com sua presença: é Ricardo Cavalieri, escritor imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). A convite da Academia Sul-mato-grossense de Letras (ASL) ele fará nesta quinta-feira, 26, a palestra “As línguas do Brasil”.
O evento faz parte do projeto “ABL na ASL: Palestras Imortais”, da instituição local, em parceria com a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e Fundação de Cultura (FCMS). Segundo Cavaliere, será abordado o conceito de língua nacional e língua oficial, “traçando paralelos sobre o cenário linguístico brasileiro da atualidade, na qual coexistem o português, as línguas indígenas e as línguas de imigrantes”.
As palestras dos Chás e Rodas da ASL têm reunido público da educação e cultura na difusão, estimulação e valorização educativa e da leitura no Estado, são presenciais com entrada franca e o traje é esporte, no auditório da ASL, na rua 14 de Julho, 4653, em Campo Grande, sempre às 19h30min. A Universidade Federal (UFMS) e a Confraria Sociartista, com os projetos “Música Erudita e suas Fronteiras” – dentro do projeto “Movimento Concerto” – e “Arte na Academia”, fazem parte do evento com atividades musicais e de artes visuais. Ao final, sempre há, na confraternização no foyeur da ASL, apresentação musical instrumental.
Cavaliere ocupa a cadeira número 8 da ABL. É graduado e licenciado no curso de Letras (português/inglês) e graduado em Direito, ambos os cursos realizados na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Obteve o título de mestre em Língua Portuguesa e de doutor em Língua Portuguesa-Letras Vernáculas pela mesma universidade. Na área de Letras e Linguística sua ênfase é na descrição do português e na historiografia dos estudos linguísticos. Na Universidade Federal Fluminense, atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem. Também é membro da Academia Brasileira de Filologia e possui experiência como conselheiro no Real Gabinete Português de Leitura, onde possui o título de Grande Benemérito. É, ainda, conselheiro do Liceu Literário Português.
Em suas exposições de artes visuais pela Confraria Sociartista e a ASL, o projeto “Arte na Academia” traz este mês o tema “Do retrato ao abstrato”, com as artistas visuais Sônia Maria de Medeiros Possi e Lizete Medeiros de Souza. O presidente da ASL, Henrique Medeiros, afirma que o incentivo à leitura, o intercambio cultural e a redução de distancias são objetivos da iniciativa que aproxima as duas academias.