Está vigente ainda um alerta de “grande perigo” de onda de calor, com médias acima de 5°C para o período
Mato Grosso do Sul e São Paulo registram os menores índices de umidade relativa do ar do país, nesta terça-feira (10), conforme levantamento do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Amambai e Coxim figuraram com 8%. O mesmo nível foi registrado em Barretos-SP.
Conforme o Guia Clima Embrapa, nestas condições o estado é considerado de emergência (abaixo de 12%). Níveis baixos de umidade relativa do ar indicam que há uma pequena quantidade de água, em forma de vapor na atmosfera. Quando isso ocorre, são comuns os problemas respiratórios.
O órgão avalia ainda que entre 30% e 20%, o estado é de atenção, entre 20% e 12%, o estado é de alerta e, acima de 30% não existe risco para a saúde humana.
Campo Grand o registro atingiu 10%, bem como Em Dourados, Chapadão do Sul, Costa Rica, Paranaíba, Costa Rica, Três Lagoas, Sonora e Água Clara. Rio Brilhante, 11%, Corumbá, 12%, Sete Quedas, 13%.
Para esta quarta-feira (11), Mato Grosso do Sul está inserido em três alertas que indicam baixa umidade relativa do ar, sendo um entre 30% e 20%, outro entre 20% e 12% e outro abaixo de 12%.
Está vigente ainda um alerta de “grande perigo” de onda de calor, com médias acima de 5°C para o período. A validade indicada para este aviso é entre a terça-feira (10) até a sexta-feira (13).