Favorito, brasileiro vence três lutas por Ippon e garante ouro na categoria até 90kg da classe J1
O brasileiro Arthur Silva conquistou, neste sábado, a medalha de ouro na categoria até 90kg da classe J1 do judô, para atletas cegos. Líder do ranking mundial, o potiguar derrotou na final o britânico Daniel Powell com uma imobilização e garantiu a quarta medalha da modalidade em Paris.
O brasileiro começou a campanha derrotando Turgun Abidiev, do Uzbequistão, por Ippon. Na semifinal, conseguiu um Waza-ari e depois um Ippon contra o turco Yasmin Cinciler. Número 1 do ranking, o brasileiro foi ao pódio nos dois últimos Campeonatos Mundiais. Foi a quarta participação de Arthur em Paralimpíadas, e ele nunca tinha ido ao pódio.
Arthur teve retinose pigmentar e começou a perder a visão aos 2 anos. Aos 18, ficou cego. Antes disso, na adolescência, quando não conseguia mais jogar futebol ou andar de bicicleta por causa da cegueira, começou a treinar judô.
O judô brasileiro ainda está em três finais neste sábado: Willians Araujo, no peso acima de 90kg na classe J1, Erika Zoaga no peso acima de 70kg na classe J1 e Rebeca Silva acima de 70kg na classe J2.