A operação contou com efetivo de 12 policiais das forças de segurança federais e estaduais
A FICCO/MS (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Mato Grosso do Sul) deflagrou nesta sexta feira (30/8), na zona rural da cidade de Bandeirantes, a Operação Captis com objetivo de dar cumprimento a mandado de busca e apreensão e de prisão em desfavor de condenado Valdeçon Carilho de Oliveira, de 66 anos, conhecido como “Gordo” por homicídio a 16 anos de prisão.
Três pessoas morreram depois da confusão, que ocorreu em 27 de março de 2010, motivada por causa de um troco de R$ 4. O policial Genuwilson Teles estava em um pesqueiro da região do Assentamento Eldorado, acompanhado de três amigos: Jorge Cardoso Junior, Rodrigo da Silva Aristimunha, e Lailton Sérgio Pereira.
Rodrigo foi até o bar de Valdeçon comprar uma garrafa de pinga e houve desentendimento por causa do troco. Rodrigo, então, prometeu voltar e ameaçou o dono do bar alegando que o dinheiro pertencia a um PM.
Os amigos retornaram e, à polícia, disseram que foram recebidos a tiros pelo filho de Valdeçon, Cristiano Pereira de Oliveira, de 23 anos, e então houve a troca de tiros. O comerciante conta uma versão diferente. Alegou que o PM e os amigos chegaram ao local atirando.
Jorge, amigo do policial, e Cristiano, filho de Valdeçon, morreram. Genuwilson foi socorrido e levado ao hospital, onde ficou internado. Ele morreu no dia 9 de abril do mesmo ano.
Na denúncia do Ministério Público consta que após perícia foi constatado que os tiros que atingiram Genuwilson e Jorge, causando a morte de ambos, partiram da arma de “Gordo”.
A Justiça deferiu a medida com expedição de mandados de busca e apreensão para o imóvel localizado na área rural da cidade.
Além do cumprimento do mandado de busca e apreensão, a operação tem como objetivo dar cumprimento à mandado de prisão expedido pelo Juízo Estadual da cidade de Sidrolândia, em razão de sentença condenatória definitiva de 16 anos pelo crime do homicídio.
A operação contou com efetivo de 12 policiais das forças de segurança federais e estaduais.