O procurador-chefe de Chicago, Rusty Sabich (Jake Gyllenhaal), experimenta seu próprio remédio legal quando é acusado de assassinar sua colega e amante Carolyn Polhemus (Renate Reinsve). Mas ele realmente fez isso?
Recém-acabado de espancar rotineiramente dezenas de idiotas violentos no divertido remake do Prime Video de Matador de Aluguel, Jake Gyllenhaal agora mergulha no mundo do drama de TV de prestígio de longa duração pela primeira vez no que é ostensivamente um papel mais cerebral como o promotor público Rusty Sabich (rima com “savage” = selvagem ) nesta nova adaptação do best-seller de Scott Turow de 1987, Acima de Qualquer Suspeita.
O livro foi anteriormente transformado em um filme de sucesso com Harrison Ford no papel principal em 1990 mas embora o desempenho de Ford tenha sido adequadamente enigmático sem nunca revelar muito, Gyllenhaal retrata Sabich como um charmoso homem de família e funcionário público de princípios que também tem muita raiva e problemas de honestidade por trás de seu exterior elegante e bonito. Quanto mais o conhecemos, há uma sensação cada vez maior de que a versão do personagem de Gyllenhaal é de estar tentando desesperadamente controlar suas emoções. Quando toda a extensão do relacionamento ilícito de Sabich com a assassinada Polhemus se torna clara, Gyllenhaal faz apenas o suficiente para nos fazer acreditar que Sabich é capaz de um ato tão horrendo de brutalidade. No entanto, ao mesmo tempo, seu desempenho meticulosamente calibrado é tão hábil, tão persuasivo, que ele também nos convence em momentos-chave de que, apesar de ter uma bússola moral claramente quebrada, ele certamente não é um cara tão mau, no fundo.
A atuação magistral de Gyllenhaal é apoiada por um trabalho igualmente rico e detalhado do resto do magnífico elenco. Em particular, os papéis femininos são significativamente e habilmente desenvolvidos em comparação com os da versão cinematográfica. Ruth Negga, como Barbara Sabich, transforma o que poderia ter sido um papel coadjuvante ingrato e clichê no clássico modo Wife Stands By Her Man em um ser humano tridimensional totalmente complexo, lutando com a percepção de que é casada com o pior marido do mundo, e que a vida dela e de sua família está prestes a ser transformada em infoentretenimento de TV 24 horas por dia, 7 dias por semana. Há um adorável momento de leviandade em um programa de tom intenso, quando os adolescentes Sabich estão assistindo à cobertura do caso de seu pai na TV uma manhã, e Rusty diz a eles: “Nada de julgamentos de assassinato no café da manhã. Especialmente o meu’.
Enquanto nomes como Bill Camp como Raymond Horgan, O-T Fagbenle como Nico “Delay” Della Guardia e Noma Dumezweni como a juiza Laryn Lyttle alegremente arrogante) fazem um trabalho absolutamente estelar, talvez o papel mais interessante em todo o soberbo conjunto vai para o cunhado de Gyllenhaal, Peter Sarsgaard, como o super-presunçoso. , promotor detestavelmente oleoso que tem um triste histórico de rivalidade profissional e pessoal com Sabich. Sarsgaard incorpora essa doninha com uma convicção viscosa, e as cenas no tribunal entre ele e Gyllenhaal são incendiárias.
Todos esses personagens são lindamente desenhados no roteiro tipicamente engenhoso do escritor principal David E. Kelley (Big Little Lies), que é um mestre em saber quando implantar reviravoltas narrativas e puxões de tapete que provocam suspiros. E se a direção de Greg Yaitanes (A Casa do Dragão) e Anne Sewitsky (A Very British Scandal) for sabiamente discreta, a série apresenta a representação mais impressionante de uma paisagem urbana implacavelmente chuvosa desde Se7en – Os Sete Crimes Capitais, de David Fincher. Tudo isso resulta em um thriller jurídico tão envolvente e viciante que é um pouco irritante. A Apple TV + não está disponibilizando tudo de uma vez como um binge watch. Do jeito que está, você apenas terá que esperar para descobrir se Rusty fez isso.
Um raro exemplo de drama de TV que expande significativamente seu material original, mas nunca parece folgado ou indulgente, e irá mantê-lo adivinhando cada passo do caminho.
5 pipocas!
Disponível na Apple TV +.