Operação contou com o apoio do Ministério Público do Trabalho e Polícia Militar
Quatro trabalhadores foram resgatados nesta terça-feira (6) em duas fazenda onde eram explorados em situação análoga à escravidão, localizadas na região do Forte Coimbra, em Corumbá, a cerca de 413 quilômetros de Campo Grande.
De acordo com a Polícia Federal, os homens são estrangeiros e estavam sendo submetidos a condições degradantes de trabalho e moradia. Eles estavam isolados em meio à mata, próximo a lamaçal e eram proibidos de deixar o local. Imagens revelam que a casa de madeira onde os trabalhadores moravam estava em condições insalubres.
As fazendas ficam na próximas à tríplice fronteira do Brasil, Bolívia e Paraguai. Após receber uma série de denúncias da situação, a Polícia Federal este no local. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal de Corumbá.
A operação foi conjunta com servidores do Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego e Polícia Militar. A ação ainda contou com uma aeronave e operadores da Coordenação Geral de Policiamento Aéreo da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul.
A força-tarefa foi batizada de Tembiguairamo.