Enfraquecimento da circulação de ventos na região permite que ar frio escape com mais facilidade e avance para o Hemisfério Sul
As altas temperaturas registradas na Antártida nos últimos dias devem contribuir para o avanço de uma forte frente fria para o Brasil prevista para esta semana.
O chamado aquecimento súbito atmosférico tem provocado uma elevação muito expressiva das temperaturas na região antártica, com máximas de até 30°C acima da média esperada para este período do ano. (entenda mais sobre o fenômeno abaixo).
Vinicius Lucyrio, meteorologista da Climatempo, explica que esse fenômeno faz com que a circulação de ventos em torno da Antártida, que aprisiona o frio na região, fique enfraquecida.
“Com o enfraquecimento desse fluxo de ventos, o ar frio escapa de forma mais fácil para as regiões tropicais. Isso acaba favorecendo o ingresso de ar polar para as regiões do Hemisfério Sul”, analisa Lucyrio.
Assim, esse fenômeno vai contribuir para que o ar polar ingresse com força em boa parte da Argentina, Uruguai, Paraguai, áreas da Bolívia e grande parte do Centro-Sul do Brasil.
Altas temperaturas na Antártida
As altas temperaturas registradas na Antártida são consequência de um fenômeno conhecido como aquecimento súbito atmosférico.
Caracterizado pela elevação muito súbita das temperaturas da baixa estratosfera, a cerca de 20 ou 30 quilômetros de altura. Com essa elevação, os ventos em torno da Antártida – chamados de vórtice polar – ficam enfraquecidos, favorecendo o avanço do ar polar para as regiões tropicais.
Maria Clara Sassaki, especialista em meteorologia, destaca que as principais causas atribuídas a esse fenômeno são:
Águas aquecidas dos oceanos
Derretimento da camada de gelo
Lucyrio também pontua que o fenômeno é mais comum de acontecer no vórtice polar do Hemisfério Norte e é raro no Hemisfério Sul.
Nova frente fria no Brasil
Com a maior facilidade para a entrada de ar polar na região tropical, o Brasil deve ter uma nova frente no fim dessa semana.
A expectativa é que a massa de ar frio chegue ao país na noite de quarta-feira (7) e avance ao longo da sexta-feira (9) para o Sudeste. A queda nas mínimas vai poder ser sentida até em alguns estados da região Norte.
O avanço da frente fria e a circulação de ventos trazendo mais umidade do ar deve causar chuva no sul e leste do estado de São Paulo, com quedas acentuadas nas temperaturas.
Com a nova frente fria, as temperaturas devem se manter baixas no segundo fim de semana do mês.