Ainda não há detalhes da agenda, mas o anúncio da viagem foi feito durante audiência que acontece nesta segunda-feira
O acirramento do conflito entre indígenas e produtores rurais na região sul de Mato Grosso do Sul trará a ministra Sônia Guajajara para mais uma visita ao Estado. Ela e comitiva do Ministério dos Povos Indígenas desembarcam no início da manhã desta terça-feira (6) na Base Aérea de Campo Grande.
Ainda não há detalhes da agenda, mas o anúncio da viagem foi feito durante audiência que acontece nesta segunda-feira (5) no STF (Supremo Tribunal Federal) para debate sobre o marco temporal.
Sônia Guajajara busca soluções para a crise indígena em MS.: Ministra retorna a MS para mediar conflito que se agrava a cada dia
Também hoje delegação do MPI foi enviada ao município de Douradina, “palco de guerra” entre fazendeiros e indígenas que lutam pela demarcação do Território Panambi Lagoa Rica, de 12,1 mil hectares.
Nas últimas 48 horas, pelo menos 11 indígenas ficaram feridos por balas de borracha e munição letal durante confronto com sitiantes e seguranças privados que também estão acampados no local, para impedir novas ocupações.
Além da Força Nacional, equipes da PM (Polícia Militar), do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) e da PRF (Polícia Rodoviária Federal) permanecem na área, numa tentativa de evitar o pior.