Governadores se reúnem nesta quinta para realizar troca de presidentes e definir pautas de trabalho
Com o olhar focado nas demandas comuns da região, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), substituirá a partir desta quinta-feira, 1º, seu colega do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), na presidência do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul). Ambos terão a seu lado os governadores do Paraná, Ratinho Junior (PSD) e de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL).
O início da reunião será às 10h, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes. Riedel participa ativamente das agendas do Conselho. No ano passado ele foi a encontros importantes com temas de interesse regional e nacional. Em junho, na presença dos outros colegas, anunciou a adesão de Mato Grosso do Sul à rede do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul).
Também no ano passado, em outubro, ele e os demais conselheiros se encontraram com senador Eduardo Braga, relator da reforma tributária no Senado. Antes, realizaram uma assembleia geral para discutir questões como a emergência climática, os resultados financeiros do BRDE e a análise da criação de linhas subsidiadas pelo banco para microempresas, incluindo aquelas afetadas pelos desastres naturais.
Embora seja tradicional e até regimental o rodízio de governadores à frente do Codesul, há uma expectativa pela investidura de Riedel. Afinal, além de ser um defensor do fortalecimento do princípio federativo e das principais reivindicações dos estados e municípios nas questões tributárias e interiorização do desenvolvimento, ele responde por um governo que está entre os de melhor desempenho financeiro e administrativo do Brasil.