Experiências exitosas foram destacadas por Fernando Garayo no Fórum MS Economia Inteligente
“O nosso objetivo é mostrar como a Águas Guariroba conseguiu, ao longo dos anos, direcionar seus esforços no indicador ESG, mas mantendo um vínculo com sua identidade, que é levar água de qualidade e coletar e tratar esgoto para a população”. A frase coroou a participação do gerente de Meio Ambiente e Qualidade da empresa, Fernando Garayo, no “Fórum MS Economia Inteligente”, realizado quinta-feira (18), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.
A sigla ESG vem da expressão em inglês “Environmental, Social and Governance” (meio ambiente, social e governança) e identifica indicadores que medem o impacto das ações de sustentabilidade nas empresas. Ao fazer a palestra sobre “Saneamento Inteligente: do ESG à Prática”, Garayo disse que o compromisso com a qualidade de vida e a natureza é viés estratégico da gestão. “A Águas Guariroba vem atuando muito forte no tripé ambiental do ESG. Uma prova é a expansão das redes de esgoto na cidade”, apontou.
O Fórum tem como objetivo mostrar os impactos ambientais, sociais, econômicos para Mato Grosso do Sul nos próximos anos. A participação da Águas Guariroba foi no sentido de demonstrar como as ações ESG estão ligadas ao seu direcionamento estratégico. Segundo o gerente, de 2023 até agora a concessionária de serviços de abastecimento em Campo Grande já construiu 400 km de rede em toda a Capital. “É mais saúde e qualidade de vida para o povo, além de despoluir os córregos”, ressaltou.
Garayo mencionou ainda a inciativa da Aegea, holding da Águas Guariroba, em relação a metas financeiras vinculadas à diversidade. O objetivo é que até 2033 a AEGEA tenha 45% de mulheres em posição de liderança e 25% de lideranças negras. Na Águas Guariroba, 40% de toda a liderança são mulheres e 59% da liderança são de pessoas negras.