Currículos vão incluir prática milenar de vida saudável com fortalecimento e equilíbrio físico e espiritual
Uma das pautas mais importantes no mandato do senador Nelsinho Trad (PSD) é a qualidade do ensino público, a partir da modernização das estruturas curriculares e do reforço orçamentário para os investimentos em apropriação de tecnologia e intercâmbios interinstitucionais. E com estas convicções ele está radiante com um avanço dos mais significativos que acaba de garantir aos estudantes do País: presidente do Grupo Parlamentar Brasil Índia, ele alcançou uma conquista grandiosa para a educação em Mato Grosso do Sul, com a inclusão da prática de ioga nos currículos das escolas estaduais.
Na quarta-feira (17), o Governo do Estado publicou um edital para a seleção de professores que vão iniciar as aulas em agosto. Nelsinho Trad havia feito este pedido ao secretário estadual de Educação, Hélio Daher, não sem antes constatar dados oficiais indicando que em dezembro de 2023 os alunos submetidos à prática tiveram melhores resultados nas provas.
O senador está convencido: “É uma excelente notícia para a qualidade do aprendizado, porque a ioga atua positivamente na concentração e na saúde mental”, destacou. Médico de profissão, Nelsinho explica que o ioga é uma filosofia de vida originária da Índia, com mais de 5000 anos. É conhecido também como um sistema holístico que trabalha o corpo e a mente ao mesmo tempo. A ioga trabalha emoções, ajuda as pessoas a agir de acordo com seus pensamentos e sentimentos, proporcionando relaxamento e a concentração, tranquilidade mental, fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.
EXEMPLOS CONCRETOS
Nelsinho chama a atenção para o detalhe fundamental: no processo educacional, como na educação Física, o ioga e a meditação colaboram bastante com essas qualidades. “Engana-se quem pensa que meditação e ioga são coisas distantes do desenvolvimento educativo nas escolas. Há exemplos concretos em quantidade e diversidades no ensino de diversos países, nos quais esta prática milenar vem respondendo pela melhoria nos índices de aproveitamento escolar”, enfatiza.
Em contato com o embaixador da Índia no Brasil, Suresh K. Reddy, o senador tomou conhecimento de que cada vez mais esta prática tem sido adotada e difundida em escolas pelo mundo. “Insisto: é uma prática muito útil para crianças e adolescentes, principalmente nos períodos em que estão submetidos a grande estresse e ansiedade”, reafirmou. “Belíssima conquista para os estudantes do Estado. Parabéns ao governador Eduardo Riedel e aos secretários Hélio Daher (Educação) e Marcelo Miranda (Turismo, Esporte e Cultura), envolvidos no projeto”, elogiou Nelsinho Trad.