Câmeras de segurança flagraram a ação de dois homens que furtaram R$ 100 mil de estabelecimentos comerciais em Dourados, no Mato Grosso do Sul. As imagens das câmeras ajudaram a polícia a identificar e prender os suspeitos, que foram detidos em Rio Brilhante, a 169 km de distância.
Gabriel Santana Santos, de 29 anos e, Rogério Antônio dos Santos, de 52 anos, foram presos na última quinta-feira (11) após um mês de investigação pela equipe do Setor de Investigações Gerais (SIG) de Dourados e Fátima do Sul. Ladrões realizavam os crimes durante a madrugada e tinham como alvos empresas com cofres.
Conforme a investigação, os crimes aconteceram no dia 27 de junho. Os ladrões arrombaram três lojas no centro da cidade e levaram dinheiro, cheques e outros objetos de valor.
As imagens das câmeras de segurança mostraram os suspeitos rondando os locais antes dos crimes. Os vídeos também flagraram a fuga dos ladrões em um carro Gol G4 preto.
Com base nas imagens, a polícia conseguiu identificar os suspeitos e chegou até a placa do carro usado no crime. Os dois homens foram encontrados e presos em Rio Brilhante no dia 30 de junho.
Desta maneira, conseguiam executar o crime com tranquilidade nos locais. No entanto, após uma tentativa de furto de supermercado na cidade de Fátima do Sul, os policiais de Dourados juntamente com o SIG de Fátima do Sul passaram a monitorar os suspeitos que estavam na região de Ivinhema, bem como foi solicitado o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Com o monitoramento, Gabriel e Rogério foram presos no município de Bataguassu, no momento em que tentavam fugir para o São Paulo (SP). Além disso, foram apreendidos apetrechos usados para a prática do furto. Durante o interrogatório, eles confessaram a prática dos crimes. Diante dos fatos, os suspeitos foram presos em flagrante e os fatos seguem sendo investigados pelo SIG.
Segundo a polícia, os suspeitos já tinham passagem por outros crimes, como roubo e furto. Eles foram encaminhados para a delegacia de Dourados, onde prestam depoimento.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. Os investigadores tentam identificar se há outras pessoas envolvidas nos crimes.
A utilização de câmeras de segurança para auxiliar na investigação de crimes tem se tornado cada vez mais comum. As imagens podem ajudar a identificar os autores dos crimes, esclarecer os fatos e contribuir para a prisão dos responsáveis.
No caso de Dourados, as câmeras foram fundamentais para a rápida resolução do caso. As imagens permitiram que a polícia identificasse os suspeitos e os prendesse em pouco tempo.
Esse é um exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada para combater o crime e garantir a segurança da população.
Gabriel Santana dos Santos é de Presidente Prudente e tem diversas passagens pela polícia no estado de SP. Já o sul-mato-grossense, Rogério dos Santos, que prestavam auxílio de material e logístico para a execução dos crimes, também tinha várias passagens policiais por furto a comércios, inclusive estava com mandado de prisão.