Seleções se enfrentam em Munique em busca da primeira vaga na decisão. A Globo transmite o jogo às 16h (de Brasília)
A primeira seleção finalista da Eurocopa será conhecida nesta terça-feira. Espanha e França se enfrentam às 16h (horário de Brasília), em Munique, no primeiro jogo da semifinal, com transmissão ao vivo da Globo, do globoplay e do sportv. O ge acompanha todos os lances em tempo real.
A Espanha é a única equipe com 100% de aproveitamento nessa Eurocopa: venceu as cinco partidas disputadas (três pela fase de grupos, depois a Geórgia nas oitavas de final e a Alemanha nas quartas). Na semifinal, no entanto, o técnico Luis de la Fuente não terá o time completo, pois o lateral-direito Carvajal e o zagueiro Le Normand terão de cumprir suspensão. Além disso, o meia Pedri está fora da Euro devido a uma lesão sofrida contra a Alemanha.
O treinador espanhol garante que sua defesa, mesmo desfalcada, está pronta para o desafio de segurar o atacante francês Kylian Mbappé.
– Vamos tentar minimizar suas condições de jogar. Estamos totalmente preparados, temos atletas para fazer isso. Confio em nosso potencial para encontrar essas situações. Estamos preparados para amanhã (terça), para ganhar um jogo muito difícil, que claramente poderia ser uma final – disse De la Fuente em entrevista coletiva.
Mbappé está jogando com uma máscara para proteger o nariz fraturado logo na estreia francesa na Eurocopa. Ainda que o camisa 10 não esteja rendendo o que se esperava, o treinador espanhol não esconde sua preocupação com o craque rival.
– Esse tipo de jogador é imprevisível, não sabe quando aparece. Não desaparece nunca, e 1% de seu rendimento pode ser 100% de qualquer jogador. Em uma, duas ações, pode decidir o jogo. É um gênio, um super craque. Igual a outros jogadores franceses, uma seleção excepcional.
Mbappé também foi o principal assunto no lado francês na véspera do confronto. Substituído na prorrogação contra Portugal, nas quartas, o atacante imediatamente aplicou gelo sobre o nariz, levantando dúvidas sobre a condição da fratura.
O técnico Didier Deschamps garantiu a escalação de Mbappé e disse que o camisa 10 está bem fisicamente, mas admitiu que o jogador ainda sente incômodo pelo uso da máscara protetora.
– Ele está numa nova situação para ele, tendo que usar uma máscara, que significa jogar com a visão modificada. Precisa se acostumar com a isso, antes foi com o inchaço. A cada dia o nariz dele está mais forte, mas vai precisar se acostumar com a máscara pelas próximas semanas ou meses – pontuou.
Ao contrário de Luis de la Fuente, que só modificou a Espanha por necessidade nesta Euro, Deschamps tem feito muitas alterações na escalação ao longo do torneio, especialmente no ataque, com Griezmann, Dembélé, Kolo Muani e Marcus Thuram lutando por duas vagas ao lado de Mbappé. O volante Rabiot, suspenso, deve voltar à equipe.
Prováveis escalações
Espanha: Unai Simón; Jesús Navas, Nacho e Laporte, Cucurella; Rodri, Fabián Ruiz e Dani Olmo; Yamal, Morata e Nico Williams. Técnico: Luis de la Fuente
França: Maignan, Koundé, Upamecano, Saliba e Theo Hernández; Kanté, Tchouaméni e Rabiot; Dembélé, Kolo Muani e Mbappé. Técnico: Didier Deschamps