Abrace seu casaco e prepare um chocolate quente, porque o frio está chegando em Campo Grande. A partir de hoje, dia 8 de julho de 2024, uma frente fria trará consigo uma queda significativa na temperatura, com mínimas podendo chegar a 10°C na capital.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta para declínio de temperatura nos próximos dias em Mato Grosso do Sul. A previsão é de que as temperaturas caiam entre 3ºC e 5ºC em 76 dos 79 municípios a partir de amanhã.
Em Campo Grande, na terça-feira (9), os termômetros devem variar entre 10°C e 19°C, com céu nublado e pancadas de chuva. A umidade máxima na capital ficará em 90%. Já na quarta-feira (10), a temperatura mínima se manterá em 10°C, podendo atingir a máxima de 23°C. A umidade varia entre 85% e 45%.
Na terça-feira, céu parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuva à tarde e noite. Temperatura máxima de 18°C e mínima de 12°C. Vento sul a 13 km/h.
Na quarta-feira, céu nublado com chuva persistente durante o dia. Temperatura máxima de 15°C e mínima de 10°C. Vento sul a 15 km/h.
Na quinta-feira, céu nublado com pancadas de chuva pela manhã e à tarde. Temperatura máxima de 16°C e mínima de 11°C. Vento sul a 12 km/h.
No interior, a temperatura cairá bruscamente. No extremo sul, Tacuru pode bater recorde do ano com 0°C ainda nesta semana, com possibilidade de temperatura negativa. O mesmo ocorre em todos os municípios vizinhos. Em Ponta Porã e Mundo Novo, a previsão é de 1°C até o próximo domingo. Em Dourados, a mínima deve bater os 2°C até sábado.
Corumbá, que costuma ter máximas de quase 40°C nesta época do ano, deve ficar com máximas de 20°C e mínimas de 6°C no dia 11, segundo meteorologistas do Inmet. Também há chance de geada no sul do Estado, mas com menor probabilidade.
Use casacos, blusas de frio, calças compridas e meias para se manter aquecido. O frio pode desidratar o corpo, então lembre-se de se manter hidratado. Uma alimentação rica em vitaminas e minerais ajuda a fortalecer o sistema imunológico e proteger contra doenças. O frio e a umidade podem favorecer o desenvolvimento de doenças respiratórias.
Cuide da saúde dos idosos e crianças, esses grupos são mais suscetíveis aos efeitos do frio, por isso é importante dar atenção especial a eles.
O frio pode ser intenso, mas também pode ser aconchegante. Aproveite para ficar em casa com a família e amigos, tomar um bom café ou chá quente, e curtir um bom livro ou filme.