Certame autorizado pode ofertar salário de R$ 8 mil; provas estão previstas para o 2º semestre
Depois do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, chegou a vez do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) receber a autorização para realizar o seu concurso público. Foi publicada na quarta-feira (3/7), em edição extra do Diário Oficial da União, a Portaria nº 4.677, na qual o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autoriza processo seletivo para provimento de 260 cargos no quadro de pessoal do Instituto.
A normativa detalha 130 vagas para o cargo de Analista Administrativo e 130 para o de Analista Ambiental. Ambos exigem formação em nível superior.
O prazo para a publicação do edital de abertura do concurso público será de até seis meses. O prazo de antecedência mínima entre a publicação do edital e a realização da primeira prova do certame será de dois meses.
A responsabilidade pela realização dos concursos públicos será do Ibama, que editará as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos necessários à realização do processo seletivo.
Além de observar as leis e os regulamentos que tratem sobre políticas de reserva de vagas e assegurar que as ações e procedimentos previstos estejam alinhados ao alcance da efetividade de tais políticas, o Ibama deve zelar pela conformidade legal dos procedimentos relacionados ao planejamento e à execução do concurso público.
Leia a Portaria do MGI nº 4.677 na íntegra.