O PSDB em Mato Grosso do Sul se prepara para as eleições municipais de 2024 com ambições de conquistar ainda mais espaço no cenário político do estado. Em reunião realizada ontem, a cúpula do partido definiu as estratégias e traçou o mapa das candidaturas, demonstrando confiança na força da sigla e na liderança do governador Eduardo Riedel.
O PSDB vai lançar candidatos em 61 municípios sul-mato-grossenses, consolidando sua posição como o partido com maior número de prefeituras no estado. Além das candidaturas próprias, o PSDB também deve apoiar candidatos a vice-prefeito em 14 cidades, ampliando ainda mais sua influência política.
A sigla se reforçou com a filiação de nomes expressivos da política local, como Marçal Filho em Dourados, Mauro do Atlântico em Aquidauana e Munir Sadeq em Ladário.
Beto Pereira, atual deputado federal, é o pré-candidato do PSDB para a capital sul-mato-grossense. O partido busca retomar a prefeitura após a derrota para Adriane Lopes (PP) em 2020.
Marçal Filho, ex-prefeito da cidade, será o candidato tucano para enfrentar o atual prefeito Alan Guedes (PP). O PSDB tenta reconquistar a prefeitura que perdeu para Barbosinha (PP) em 2016.
As disputas em Campo Grande e Dourados serão os principais desafios do PSDB, que busca superar as derrotas das últimas eleições.
Para melhor preparar os tucanos, Azambuja nas macrorregiões do Estado para preparar os pré-candidatos. “Isso é para todos os pré-candidatos terem uma formação política, saberem como usar o fundo partidário. Se preparar para saber usar a rede social, ter um plano de governo. Servirá para nortear. Também terá uma cartilha com orientações”.
Parte do plano de governo de Azambuja deve ser aproveitado por Beto. “Passei todo esse acerto para ele. Meu programa de governo, as pesquisas, para ele aproveitar o que quiser”. Sobre o nome de vice da chapa, a decisão ficará com o próprio pré-candidato. “Até julho, muita coisa acontece. O candidato tem que fazer as conversas e decidir”, pontuou. Até o momento, o PSDB já tem como aliado nas eleições deste ano o Podemos, o PSB, o PSD e o Republicanos.
O partido terá o apoio das 51 prefeituras que comanda, o que representa um trunfo importante na campanha eleitoral. A popularidade do governador Eduardo Riedel é vista como um fator positivo que pode impulsionar as candidaturas do PSDB.
“Grande cabo eleitoral do partido neste ano será o governador Eduardo Riedel (PSDB). Ele está focado nas questões de governo agora. Claro que a partir de agosto começa a campanha e acredito que vá participar presencialmente e algumas e nos meios digitais vai falar com os candidatos e eleitores”, acrescentou Azambuja.
O PSDB em Mato Grosso do Sul demonstra força e ambição para as eleições de 2024. Com um plano estratégico bem definido, candidaturas competitivas nas principais cidades e a liderança do governador Riedel, o partido tem boas chances de alcançar resultados expressivos e consolidar sua posição como uma das principais forças políticas do estado.