Produção de leite de baixo carbono e boas práticas de manejo de ordenha estão entre os temas que serão trabalhados no encontro
Nesta quinta-feira (27 de junho) a partir das 7h30 será realizado o TecLeite, evento em formato de dia de campo que visa promover a transferência de tecnologias para produtores de leite do Estado. Inédita em Mato Grosso do Sul, a iniciativa é promovida pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, unidade Gado de Leite – de Minas Gerais). A programação acontecerá no Cepaer (Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer), em Campo Grande, saída para Rochedo.
O TecLeite MS espera receber um público de 350 pessoas, composto por 80% de produtores de leite de pequeno, médio e grande porte. Esta é a primeira edição do evento em Mato Grosso do Sul, embora já seja tradicional em estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
Washington Willeman, diretor-presidente da Agraer, destacou a relevância do TecLeite MS. “Este evento é uma oportunidade crucial para o intercâmbio de conhecimento entre profissionais e trabalhadores da cadeia produtiva de leite. Promovemos networking e discutiremos alternativas para resolver os gargalos do setor. É um momento importante para fortalecer a produção local e adotar práticas sustentáveis.”
José Carlos Gasperoni, servidor da Agraer e um dos responsáveis pela organização do evento, ressaltou a importância de alinhar o TecLeite MS com as diretrizes do governo estadual de baixo carbono e produção verde. “Teremos palestras sobre ‘Produção de leite baixo carbono’, ‘Apresentação do sistema de produção de leite do Cepaer/Agraer’, ‘Boas práticas de manejo de ordenha’ e ‘Manejo sustentável do rebanho leiteiro’. Nossa intenção é trazer profissionais da Agraer e pesquisadores da Embrapa de Minas Gerais para compartilhar conhecimentos que atendam às expectativas do mercado e dos consumidores, além de serem viáveis e necessárias para a realidade dos produtores.”
Está prevista a presença do governador do Estado, Eduardo Riedel e do secretário da Semadesc, Jaime Verruck. Além do diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman, e o chefe de transferência de tecnologia da Embrapa Gado de Leite (Minas Gerais), Fábio Homero, além de autoridades locais.
Programação
Às 7h30 inscrições e café da manhã, na sequência, às 8h30 será a abertura do evento e a palestra “Produção de Leite Baixo Carbono”, com a pesquisadora Vanessa Romário de Paula, da Embrapa Gado de Leite (MG).
O trabalho de campo começa às 9h30 com as visitas dos participantes as três estações sendo elas: “Apresentação do Sistema de Produção de Leite do Cepaer”, com os pesquisadores da Agraer, Vitor de Oliveira e Camila Pellizzoni; “Boas Práticas de Manejo de Ordenha”, com a pesquisadora da Agraer, Tatiane Batistoti, e “Manejo Sustentável do Rebanho Leiteiro”, com o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Bruno de Carvalho.
Às 11h30
O público poderá visitar os estandes das instituições parceiras e ao meio-dia será o encerramento do evento.
O 1º TecLeite MS é uma realização do Governo do Estado, por meio da Agraer e Semadesc – Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, e da Embrapa, órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, o Ministério da Agricultura e Pecuária e o Governo Federal. Informações sobre o evento acompanhe o Instagram (agraerms).
O evento conta com apoio da Ceasa de MS, CSPL MS, Frente Parlamentar de Leite de MS, Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Núcleo de Criadores de Girolando, Sebrae MS, Instituto Bi sistêmico, Silems. Além das entidades parceiras, Casa da Ordenha, Comak, Fundapan, Granfer, Imbaúba Laticínios, Integração Sementes, Sistema OCB/MS, Organogreen, Protons e Sicredi.