Fios irregulares e clandestinos serão removidos se as empresas não apresentarem um plano de regularização
A Energisa, em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp/MS), está promovendo uma operação para regularizar a instalação de fios de fibra ótica em postes de energia no estado. Empresas de telefonia que não apresentarem planos de regularização terão seus fios removidos.
A medida se justifica pela instalação irregular e clandestina dos fios, que, segundo a Energisa, atrapalham as operações da concessionária e colocam em risco a segurança da população. As empresas já foram notificadas anteriormente e agora serão cobradas a apresentar um plano de ação para regularizar a situação.
Se as empresas não apresentarem um plano adequado, os fios serão retirados dos postes. O diretor-presidente da Energisa, Marcelo Vinhaes, ressalta que a medida visa garantir a segurança pública: “É um problema de segurança pública que estamos resolvendo. A forma como esses fios estão sendo instalados, sem nenhum critério e sem fiscalização, coloca em risco a vida da população. É um uso irregular do bem público”.
As autoridades reconhecem a falta de consenso entre a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre a regulamentação dos fios, o que contribui para a situação atual. Para solucionar o problema, a intenção é trazer a questão para a esfera estadual e definir regras para o uso dos fios.
Pontos importantes:
- A Energisa e a Sejusp/MS querem regularizar a instalação de fios de fibra ótica em postes de energia em Mato Grosso do Sul.
- Fios irregulares e clandestinos serão removidos se as empresas não apresentarem um plano de regularização.
- A medida visa garantir a segurança pública, pois os fios representam um risco à população.
- Há falta de consenso entre Aneel e Anatel sobre a regulamentação dos fios, o que dificulta a resolução do problema.
- A busca é por uma solução em âmbito estadual para regularizar o uso dos fios.