Com a grave estiagem, a grande quantidade de matéria orgânica em combustão e a insuficiência das cotas de cheias nos rios exigem ação coordenada
O Secretário Extraordinário de Controle de Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial do Ministério do Meio Ambiente (MMA), André Lima, está em Campo Grande nesta terça-feira (18) para coordenar uma oficina sobre Ações e Planejamento Integrado para o Enfrentamento dos Incêndios Florestais no Pantanal. “Nosso objetivo é enfrentar a situação no Pantanal de forma preventiva e permanente. Precisamos de uma força-tarefa robusta para combater os incêndios e proteger o bioma.”, diz Lima.
O encontro, que acontece durante todo o dia na Sala do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual/Sejusp/MS, reúne representantes dos governos de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, dos Corpos de Bombeiros e de outras entidades que atuam no combate ao fogo na região. O objetivo é alinhar ações para combater os incêndios no Pantanal sul-mato-grossense de forma mais eficaz.
O governo federal criou no dia 14 uma sala de situação para ações de prevenção e controle de incêndios e secas em todos os biomas, com foco inicial no Pantanal. A sala funcionará no âmbito da Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas.
Uma força-tarefa será criada para implementar ações conjuntas, integrar bases de dados e definir municípios prioritários para ações de controle.
Estão previstas medidas como ampliação de recursos e simplificação do processo para contratação de brigadistas, equipamentos e aeronaves.
A iniciativa é fundamental para combater os incêndios no Pantanal de forma preventiva e permanente. Com a grave estiagem, a grande quantidade de matéria orgânica em combustão e a insuficiência das cotas de cheias nos rios exigem ação coordenada.
“Nosso Estado tem avançado nesse combate, mas precisamos de uma parceria com o governo federal em curtíssimo prazo para ampliar estas ações. Esta situação não diz respeito somente ao Estado, mas é uma pauta do País. Temos expectativa de articular ações e recursos para ajudar neste trabalho”, destacou Artur Falcette.
Próximos passos
- Reunião em Cuiabá: Outro encontro está previsto para este mês em Cuiabá para discutir ações específicas para o Pantanal mato-grossense.
- Implementação das ações: As ações definidas nas oficinas serão implementadas pelas forças-tarefa dos governos federal e estaduais.
Combate ao desmatamento
A iniciativa também faz parte do pacto de alto nível firmado com governadores dos Estados do Cerrado para combater o desmatamento no bioma.