Quatro mandados de busca e apreensão e três de prisão foram expedidos em MS
Em uma ação conjunta da Polícia Civil de Mato Grosso, a Operação “Carona Final” atingiu em cheio o tráfico de drogas entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A operação, realizada na terça-feira, dia 28 de maio de 2024, resultou na prisão de três indivíduos e na apreensão de uma quantidade significativa de narcóticos. Foram cumpridos 41 mandados judiciais nos dois estados.
No Mato Grosso do Sul, as equipes policiais executaram quatro mandados de busca e apreensão e três de prisão. Dois homens foram detidos durante a operação. Um dos suspeitos, residente em Campo Grande, foi capturado em Dourados. Já em Nova Alvorada do Sul, no Bairro Vacilio Dias, outro suspeito de 27 anos, com passagens por tráfico de drogas, foi preso. Um terceiro suspeito, de 35 anos e residente em Coxim, não foi localizado.
A operação, conduzida pela DERF (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos) de Rondonópolis, teve início em junho de 2023, após a identificação de uma associação criminosa envolvida no tráfico interestadual de drogas. O grupo atuava em três núcleos distintos: um responsável pela liderança e aporte financeiro, outro com foco no transporte e logística, e o terceiro encarregado da distribuição das drogas nas cidades de Cuiabá e Rondonópolis.
O nome da operação, “Carona Final”, faz referência ao principal método utilizado pelos traficantes para transportar os entorpecentes entre os dois estados. Eles adquiriam as drogas na região de Dourados e, em seguida, pediam caronas em rodovias com caminhoneiros que faziam o trajeto entre os estados.
Para transportar as substâncias ilícitas, os criminosos utilizavam malas que, supostamente, continham roupas e objetos pessoais. No entanto, essas malas estavam cuidadosamente embaladas com pelo menos 26 kg de drogas cada. Ao chegarem em seus destinos em Cuiabá e Rondonópolis, as drogas eram então distribuídas. Durante as investigações, as autoridades interceptaram uma dessas remessas em Mato Grosso do Sul, contendo cerca de 300 kg de narcóticos.
Esforço Conjunto das Forças de Segurança
A Operação “Carona Final” foi um exemplo de colaboração entre diversas agências policiais, contando com a participação das seguintes unidades:
- Gerência de Combate ao Crime Organizado
- Delegacia de Repressão a Entorpecentes
- Delegacia de Homicídios de Rondonópolis
- Delegacia de Poxoréu
- Delegacia de Pontes e Lacerda
- Delegacia de Tapurah
- Delegacias de Dourados e Coxim
- Delegacia de Roubos e Furtos de Campo Grande
O sucesso da operação demonstra o compromisso das forças de segurança em desmantelar redes de tráfico de drogas e proteger as comunidades que servem.
Informações Adicionais:
- A operação foi deflagrada pela Polícia Civil de Mato Grosso.
- Ao todo, foram cumpridos 41 mandados judiciais nos dois estados.
- Três indivíduos foram presos em Mato Grosso do Sul.
- Uma quantidade significativa de drogas foi apreendida.
- A investigação teve início em junho de 2023.
- O grupo criminoso atuava no tráfico de drogas entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.