Comunidade realizou com atos devocionais, shows e esportes a 105ª Festa de São Benedito
Aberta no dia 10 e encerrada no domingo, 19, a 105ª Festa de São Benedito ofereceu mais de uma semana de entretenimento e celebração da história e dos valores da negritude em Campo Grande. A Comunidade Tia Eva foi o espaço escolhido para o evento, que já se tornou tradicional e está no calendário oficial da cidade.
Segundo o deputado federal Beto Pereira (PSDB), que prestigiou as atividades de encerramento, esta é uma das mais importantes manifestações da riqueza e da diversidade cultural do município. “Não se trata apenas de uma celebração religiosa ou uma festa convencional. É muito mais, é a prova viva das marcas das nossas identidades”, salientou.
Para ele, é essencial que a sociedade se informe, se conscientize e valorize, efetivamente todas as formas e expressões das culturas, folclore, etnias, religiões costumes e tudo que se associa ao histórico humano que está inscrito na obra construtiva desta civilização. Também estavam no evento o secretário estadual de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, e o vereador Ronilço Guerreiro.
Eles destacaram a programação e disseram que valorizar a cultura da negritude é valorizar uma das condições humanas mais fortes que temos no País. “E é também valorizar toda a nossa ampla diversidade cultural”, opinou Marcelo Miranda, que deu apoio e reforçou a mobilização para a festa da Tia Eva.
Beto Pereira elogiou também a presença vibrante e participativa dos moradores da comunidade e gostou das atrações, destacando, entre elas, a final do Campeonato Amador de Futebol. “A história da Tia Eva é, ao mesmo tempo, a história da resistência à escravatura, da afirmação da negritude e da edificação de uma sociedade diversa e livre como a que nós temos em Campo Grande. E a devoção a São Benedito está plenamente integrada neste campo de celebrações e de valorização, que tem ainda um eco positivo e amplificado de luta e de resistência aos preconceitos”.