Para estimular a solidariedade, a campanha é uma promoção da rede Globo para promover a última temporada da série Sob Pressão.
Para estimular a solidariedade e também promover a última temporada da série Sob Pressão, a rede Globo, através da TV Morena, em parceria com o Hemosul, realiza nesse sábado (27) o dia “D” de doação de sangue, das 7h às 17h.
Conforme o hemocentro, as tipagens O+ e O- estão em situação de emergência, com os estoques entre 21% e 17%, respectivamente.
Veja abaixo os critérios para doação.
Além de ajudar a salvar quatro vidas com apenas uma doação, o sangue também pode contribuir para cirurgias, acidentes e também para casos graves da dengue, como explica a gerente de relações públicas do Hemosul, Mayara Franceschi.
“Dependendo do hemocomponente pode servir para oncologia, que é a grande demanda nossa, para cirurgias bariátricas, cardíacas e ginecológicas, cirurgias de grande porte. Para acidentes, para quando a dengue fica muito grave, para qualquer tipo de hemorragia. Então são muitas as patologias que utilizam o sangue doado”, diz Mayara Franceschi
Ao todo, são mais de 80 pontos de coleta em 12 estados brasileiros que participam da campanha. Em Mato Grosso do Sul, a última edição da campanha reuniu mais de 300 doadores, durante a semana, um recorde para o Hemosul.
Critérios para a doação de sangue
Documentação
É necessário que o doador apresente um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
Idade
Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos;
No Hemosul, o menor de idade tem que estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal, ou apresentar o documento de emancipação;
É importante ressaltar que a primeira doação somente pode ser feita até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue.
Peso
A rede Hemosul-MS reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 51 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.
Intervalo de doação
Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo mínimo de 2 meses;
Já as mulheres podem doar até três vezes ao ano, com um intervalo mínimo de 3meses.