O distrito de Águas do Miranda, distante 70 km de Bonito pela MS-345 (a chamada Estrada do 21 recentemente pavimentada), realiza neste fim de semana a segunda edição do Festival de Pesca Esportiva com uma extensa programação, incluindo shows nacionais e regionais, cursos de gastronomia e praça de alimentação, e a participação de pescadores amadores de todo o Estado.
Promovido pela prefeitura de Bonito com o apoio do Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB) e Governo do Estado de MS, o festival celebra diversos investimentos como o asfaltamento do acesso ao distrito, que potencializará a região pesqueira como mais uma opção de lazer nos destinos turísticos da Serra da Bodoquena. Interligando-se com as BRs 262 e 419, a rodovia se tornará nova rota para se chegar à Capital do Ecoturismo, a partir de Campo Grande, reduzindo a distância em 40 km.
Pesca e natureza
“Com a estrada, vamos inserir o distrito em nossa prateleira de produtos, incluindo a pesca esportiva como novo atrativo, e, ao mesmo tempo, incentivando e qualificando os passeios de natureza da região justamente para atender a esse novo turista que visitará o lugar”, explica Juliane Salvadori, secretária municipal de Turismo, Indústria e Comércio.
O Festival de Pesca Esportiva abre nesta sexta-feira (26) com o curso Delícias no Anzol, promovido pela prefeitura em parceria com o Sebrae, às 14h, e show na praça de eventos com Maciel Corrêa e os Ases do Pantanal, às 20h. O dia marca também a entrega dos kits esportivos aos inscritos na competição e abertura da praça de alimentação e artesanato.
Provas adulta e infantil
A prova principal (pesca de adultos) será no sábado, a partir das 7h, com encerramento previsto para às 16h, na modalidade de pesque e solte. Não haverá largada, conforme o regulamento. A partir das 19h, serão aferidos os vídeos com os peixes capturados e, na sequência, divulgação e premiação dos vencedores por equipe. Serão premiados também os três maiores peixes das espécies dourado, de escama e de couro.
O trecho da competição será no Rio Miranda, do trecho a partir da foz do Rio Nioaque até o Pesqueiro do Davi. Os pescadores estão sendo orientados pela Polícia Militar Ambiental quanto aos trechos onde a pesca é proibida (no Rio Nioaque e próximo das cachoeiras e corredeiras, conforme legislação). A programação de sábado encerra-se com os shows de João Haroldo e Betinho e Chrystian.
No domingo (28), acontecerá a prova infantil, das 9h às 11h, no pesqueiro do Hotel Fazenda Genipapo.