Os óbitos ocorreram entre 16 e 20 de abril em meio a um surto de doenças respiratórias trazido pelo outono
Mato Grosso do Sul registrou quatro novas mortes causadas pelo vírus da influenza, elevando o total para cinco somente em 2024. Os óbitos ocorreram entre 16 e 20 de abril em meio a um surto de doenças respiratórias trazido pelo outono.
De acordo com boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (24), os registros são de Campo Grande, Porto Murtinho, Aquidauana e Aparecida do Taboado. As vítimas tinham entre 49 e 77 anos, sendo que duas delas sofriam comorbidades.
Ainda segundo o documento da SES (Secretaria de Estado de Saúde) os últimos cinco anos fecharam da seguinte forma em relação à doença:
- 2019 – 65 mortes
- 2020 – 8 mortes
- 2021 – 5 mortes
- 2022 – 119 mortes
- 2023 – 65 mortes
Conforme a pasta, somente este ano 1.714 casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) foram registrados em pessoas hospitalizadas no estado. Destes, 54 confirmados para influenza.
Segundo a diretora técnica do hospital Unimed Campo Grande, médica Marcela Ramone do Nascimento, os sintomas mais comuns em caso de influenza são:
- Dor no corpo
- Febre
- Tosse
- Congestão nasal
“Quando os sintomas são leves podem ser tratados em casa com repouso, ingestão de bastante líquido, evitar aglomerações e manter as mãos sempre limpas. É muito importante também manter o calendário vacinal em dia”, afirma a médica Marcela Ramone do Nascimento.