Exoneração, a pedido, foi publicada no Diário Oficial; delegado Lupersio Degerone assume a função
O Diário Oficial de Mato Grosso do Sul traz nesta terça-feira (16) mudança no principal cargo da Polícia Civil do estado: o de delegado-geral. Roberto Gurgel de Oliveira Filho deixa o cargo e dá lugar ao delegado Lupersio Degerone Lúcio.
Gurgel assumiu como delegado-geral da Polícia Civil em fevereiro de 2022. Antes dele, Adriano Garcia Geraldo era o chefe da corporação, mas acabou afastado após se envolver em uma confusão no trânsito e atirar nos pneus do carro de uma estudante.
Os decretos foram assinados pelo governador do Estado, Eduardo Riedel e, conforme publicação, a exoneração de Gurgel teria sido feita a pedido.
Formado em Direito pelo Centro Universitário de Toledo-Presidente Prudente/SP em 2002, Roberto Gurgel de Oliveira Filho ingressou na Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, como Delegado de Polícia, em 2006. Sua primeira lotação foi na cidade de Bonito, onde atuou como delegado titular por 8 anos.
Gurgel assumiu inicialmente a função de diretor-geral em fevereiro de 2022, sendo reconduzido ao cargo em janeiro de 2023.
Lupersio Lucio assumiu a Delegacia Regional de Dourados da Polícia Civil em janeiro de 2015, depois de ter sido titular da 1ªDP daquele município por dois anos. À época, substituiu o hoje Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira. Ocupava, até agora, a função de diretor de Departamento de Polícia do Interior, responsável por 12 delegacias do interior e mais a unidade da fronteira.
Novas
Também hoje saiu decreto sobre a Polícia Civil criando uma Delegacia Regional e duas novas delegacias em Amambai, uma da Infância, Juventude e ao Idoso e outra da Mulher. A Regional vai coordenar ainda as cidades de Paranhos, Sete Quedas, Tacuru e Coronel Sapucaia. O decreto é assinado pelo governador Eduardo Riedel e o titular da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), Antônio Carlos Videira.